(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  Varizes e Vasinhos – Mitos e Verdades


Notícias
10/01/2018
Varizes e Vasinhos – Mitos e Verdades

Varizes e vasinhos atormentam a maioria das mulheres e uma boa parte da população masculina. Muito se fala sobre o que provoca e como evitar, mas mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre as causas e efeitos desse problema.

Confira abaixo o que é verdade e o que você não precisa se preocupar:

FICAR MUITO TEMPO EM PÉ CAUSA VARIZES?

VERDADE. A permanência em pé é um dos fatores desencadeante das varizes, para quem tem predisposição genética para o problema.

OBESIDADE PODE CAUSAR VARIZES?

VERDADE. A obesidade também é um dos fatores que podem influenciar no aparecimento precoce das varizes. Mas isso vale para pessoas com uma predisposição genética para o problema.

USAR CALÇAS APERTADAS PODE CAUSAR VARIZES?

MITO. Não há evidências científicas que mostre que essa ação seja um fator relevante no aparecimento das varizes.

MUSCULAÇÃO PODE CAUSAR VARIZES?

MITO. A musculação apenas deixa as veias mais visíveis. Quem já tem varizes pode ficar com suas veias varicosas mais aparentes, mas ela não causa o problema, muito pelo contrário, manter uma rotina com atividade física só tem a contribuir para a saúde.

DEPILAR AS PERNAS COM CERA QUENTE PODE CAUSAR VARIZES?

MITO. Não há nenhuma evidência científica que mostre que essa ação seja um fator relevante no aparecimento das varizes. Então pode continuar a manter as pernas lisinhas sem nenhum problema.

SUBIR ESCADAS CAUSA VARIZES?

MITO. Exercícios não são fatores desencadeantes das varizes.

Ao contrário, eles podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço nas pernas por movimentarem o músculo da panturrilha, que é considerado o nosso segundo coração, auxiliando no retorno do sangue.

NÃO TRATAR VARIZES PODE CAUSAR PROBLEMAS MAIS SÉRIOS?

VERDADE. A doença varicosa, seja ela de que tamanho for, não pode ser considerada apenas um problema estético. Quando não tratadas, as varizes podem desencadear, ao longo da vida, sérios problemas de saúde: tromboflebite, úlceras, trombose venosa e até embolia pulmonar.

O USO DE SALTO ALTO PROVOCA VARIZES?

MITO. Não há uma relação entre o uso frequente do salto alto com o surgimento das varizes. A causa mais comum das varizes dos membros inferiores é a hereditariedade.

ALGUNS PORTADORES DE VARIZES PODEM NÃO APRESENTAR SINTOMAS?

VERDADE. Realmente alguns pacientes podem apresentar varizes e não sentirem nenhum incômodo.

VARIZES SÃO MAIS FREQUENTES EM MULHERES?

VERDADE. Devido ao hormônio feminino, a PROGESTERONA, que favorece a dilatação das veias, as mulheres são as maiores vítimas das varizes. Mas as varizes também podem acometer os homens.

CREMES PARA VARIZES FUNCIONAM?

Há pouco estudo sobre a ação dos cremes em pacientes com varizes e vasinhos, não há nenhum estudo científico que mostra que o uso de qualquer uma dessas substâncias como: Cânfora, Menta, Centella Asiatica, normalmente presentes nos cremes, sejam capazes de reduzir as varizes ou vasinhos.

Se você tem varizes ou vasinhos, as alterações na parede dos seus vasos já estão instaladas e não há como modificá-las. Busque uma avaliação com o Cirurgião Vascular para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.

Clínica Longevittá

Dr. Alex Lazzari Dorneles

Cirurgião Vascular e Endovascular

CRM/SC 15370 | RQE 11689

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados